23 Outubro, 2019

Elaw e Banco Carrefour inovam e criam solução pioneira na área de contratos



A ferramenta de inteligência artificial para contratos lançada na Fenalaw facilita o trabalho dos operadores de direito.

Por Ana Julia Sampaio

A Fenalaw, maior feira de tecnologia e negócios jurídicos da América Latina, teve mais de 70 stands com os mais diversos serviços jurídicos como conciliação online, cálculos trabalhistas, sistemas de gestão de contencioso entre outros, além de inúmeras palestras e debates ligados à área.

A convenção ocorreu de 23 a 25 de outubro.

Um dos destaques do primeiro dia ficou por conta do painel de Inteligência Artificial aplicada na área de contratos idealizados pela parceria da Elaw com o Banco Carrefour, na track Gestão de Departamentos.

O case inovador foi apresentado por Renata Barros, superintendente jurídica do Banco Carrefour, Guilherme Bordon, CEO da Elaw e Filipe Cardoso, CTO da empresa de tecnologia e demonstrou que a inteligência artificial veio para ficar.

Os contratos são inseridos no sistema de gestão jurídica da Elaw e a partir da inclusão, a plataforma de inteligência artificial do Watson da IBM analisa variáveis como as áreas do banco envolvidas na negociação do contrato, complexidade e valores e inicia-se um fluxo de trabalho automático com prazos para as validações e aprovações.

A ferramenta analisa se o contrato está em conformidade com as regras do banco em até 2 minutos e, caso haja algum óbice, o devolve com as críticas pertinentes.

“Anteriormente o SLA era de 10 dias, ou seja, cada contrato levava muitos dias para ser analisado e aprovado e com a ferramenta houve um ganho de tempo muito grande frente à demanda volumosa que o banco possui”, ressalta Guilherme Bordon.

Se alguma cláusula não for aderente ao que o banco pretende, um advogado analisa as informações que o sistema apontou e a corrige.

Na hipótese dos robôs envolvidos errarem na análise, eles são capazes de aprender com a interferência humana e utilizam a nova informação nas próximas abordagens.

O aprendizado é contínuo e, portanto, progressivo e cumulativo.

O projeto tem envolvimento de diversas áreas do Banco Carrefour e foi cocriado com a equipe da Elaw Lab e tem como premissa a metodologia Agile ou ágil, que propicia o engajamento das pessoas e entregas parciais com consequentes resultados rápidos à medida em que se desenvolvem e se aprimoram.

Toda a checagem e a comunicação com as áreas envolvidas são feitas dentro do sistema Elaw, o que permite a automatização de todo o processo e não há a necessidade das diversas trocas de e-mails próprios da aprovação dos contratos.

Os contratos costumam envolver diversos departamentos.

Além da eficiência, a solução possibilita o ganho em escala e que os riscos sejam reduzidos.

As áreas do banco responsáveis pelo documento são demandadas pelo sistema.

As etapas e validações ficam registradas de forma segura e transparente, o que facilita o trabalho de auditoria e com que as regras de compliance da empresa sejam observadas, eis que é possível controlar quais os usuários tiveram acesso e alteraram os documentos analisados.

A primeira fase de implantação foi concluída em 8 semanas e a pretensão é que todos tipos de contratos sejam analisados com o auxílio de robôs.

Hoje o robô analisa contratos de prestação de serviços, formulários de solicitações de serviços e acordos de confidencialidade.


“Vamos deixar para o advogado tarefas que não sejam mecânicas e repetitivas e que permitam que ele utilize sua capacidade e formação para coisas essenciais e estratégicas”, afirmou Filipe Cardoso.

A assertividade e acurácia chegaram ao incrível patamar de 100%.

Segundo Renata Barros todos os envolvidos no projeto e os clientes internos do departamento jurídico do Banco Carrefour estão muito satisfeitos com a parceria e com os resultados alcançados.

A inteligência artificial e o machine learning são os diferenciais do produto com relação ao mercado e se revelaram excelentes aliadas na análise de contratos.

Em conjunto com tudo o que o ser humano é capaz de idealizar, ferramentas inovadoras tendem a crescer no cenário de tecnologia jurídica e permite substituir o trabalho mecânico e que não dependa de critérios subjetivos.

A Elaw tem mais de 10 anos de atuação, é uma das líderes no mercado jurídico e atende centenas de empresas em todo o território nacional, além de países como México e Argentina e sua principal plataforma de gestão possui cerca de 70 mil usuários e gerencia mais de 3,5 milhões de processos judiciais ativos.

Up